Oiii!
Hoje, como eu disse, fui pra Aveiro.
A cidade é conhecida como "Veneza Portuguesa", pois tem vários canais passando por dentro.
Olha... De todas cidades pequeninhas que fui aqui em Portugal, achei essa a mais bonita de todas. Realmente, me encantei. Claro, que, imagino eu, não se compara a Veneza... Mas é muito bonitinha, passa uma tranquilidade...
Viajou eu, a Kuka, o Ronaldo (do Rio) e o Fiambre (mora aqui em casa).
Fomos planejando fazer todo o roteiro da cidade de bicicleta, pois soubemos que lá havia bicicletas de graça pra andar.
Quando chegamos fomos direto procurá-las... É bem legal, tu deixa algum documento e pode passar todo dia com a bicicleta. Muito legal!
Andamos bem pouco e estacionamos elas pra entrar na primeira Igreja da rota. Deu tanto trabalho colocar corrente e cadeado nas 4 juntas (porque só nos deram uma corrente pras 4 bicicletas), que decidimos deixá-las ali e fazer a pé mesmo, já que era tudo perto.
Infelizmente não consegui fazer toda a cidade, pois fomos muito tarde. Perdemos o primeiro comboio porque entramos no errado, e acabamos tendo pouco tempo lá.
Com certeza quero voltar lá pra conhecer o resto.
Mas as coisas que vi já foram bem legais...
Entramos em algumas igrejas bem bonitas e passeamos pelas ruas. Tinha umas esculturas com rostos por toda cidade, esculturas diferentes, mas do mesmo artista, com a mesma idéia.
O mais legal foi o Museu de Aveiro. Um museu que fica localizado no antigo Convento de Jesus da Ordem Dominicana feminina. Isso que tornou interessante...
O Convento ficou famoso porque nele esteve a Princesa Joana, figura importante em Portugal. O que mais me chamou atenção foi a Capela Mor. Uma das várias capelas que existem ali dentro, mas ela é todinha em ouro, linda demais. E havia um "segundo andar" onde as freiras ali enclausuradas assistiam as missas e cantavam. Tinha uma cortina que impedia elas de verem ou serem vistas pelas pessoas na missa. Os bancos onde elas sentavam levantavam o assento pra elas se encostarem pra não ser tão exaustivo, já que passavam ali horas do dia. Realmente não tenho palavras pra descrever a sensação que tive imaginando todas aquelas mulheres enclausuradas, rezando, sofrendo e vivendo assim. E está tudo ali, como elas deixaram. Demais... Quando foi dada a extinção das ordens religiosas no reino, a vida de clausura no convento teve que permanecer até a morte da última freira...
Grande parte do museu retrara pinturas, objetos pessoais, entre outras coisas da Princesa Joana (que era beata, mas é considerada santa pelos portugueses).
Outra coisa legal no museu foi que todas as obras continham uma breve explicação do que se retratava e do contexto, o que melhora bastante na hora de apreciar para os leigos nessa área como eu.
Adorei o museu, achei realmente muito interessante!
Depois de andar mais um pouco, fomos passear de barco pelos canais da cidade. O passeio foi legal, não muito bonito, mas valeu a graça de andar de barco.
E claro que tive que experimentar o doce típico da cidade: ovos moles. Muito gostoso, é um creme de gema dentro de uma casquinha. Bem gostoso!!! Lembrei da Vó Dóra!
A cidade é muito graciosa e me encantei, mais uma vez, pela história... O que mais estou gostando da Europa é que qualquer mínimo lugal é carregado de história. Muito mágico!
A foto é da gente na bicicletinha!!!
Beijão!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário