quarta-feira, 12 de maio de 2010

24/04/2010 até 27/04/2010 - Marrocos

24/04/2010
Dia de turismo em Casablanca!
Começamos caminhando em busca de um mapa turístico, para podermos seguir o roteiro.
Conseguimos em um hotel um livrinho com o mapa e já com os pontos turísticos...

Passamos pela Praça Mohammed V (sim, as coisas lá se chamam ou Mohammed V ou Hassan II, hehehe). Uma praça bem bonita ao lado do Palácio da Justiça.
Seguimos para a Praça da Liga Árabe, uma praça enorme e muito bonita. Rendeu algumas fotinhos…

Depois fomos caminhando a procura de um mercado que eu li na internet assim: “Derb Ghallef: uma grande feira da ladra, uma espécie de mercado que lembra as histórias de Ali Baba, ao ar livre”. Esperávamos ser uma feira muito legal, com coisas diferentes… Quando achamos, que decepção! Era uma feira nojenta! No início até tinham algumas frutas, bonitinho… Depois apareceram animais, temperos, um fedor sem explicação! Tudo imundo, feio… Saímos de lá correndo!

Seguimos caminhando, a nisso caminhamos bastante, por umas ruas bem bonitas, tudo novinho e arrumadinho, até chegarmos na costa. A praia não era muito bonita, achei a de Rabat bem mais atraente. Mas quando olhamos pro lado vimos uma construção enorme e cheia de gente… Fomos caminhando e achamos a Mesquita Hassan II. Era muito bonita, enorme (a terceira maior do mundo). Isso era um sábado, e vimos muitos locais reunidos. Algo como a Redenção, que todos se encontram pra comer, conversar, pegar sol. Mais os turístas que estavam conhecendo, deixou bem movimentado.
Não podíamos entrar na Mesquita, então nos contentamos a espiar por fora o que dava pra se enxergar de dentro… Era muito grande e muito bonito mesmo, com aquela decoração árabe, muito linda.

Depois disso já era fim do dia e voltamos pro hotel. Descobrimos dentro da Medina um lanche muito barato (em torno de 0,70 centimos), onde, claro, almoçamos e jantamos, rezando pra não passar mal! Hahaha! Ninguém passou mal nesse dia… Ufa!

Decidimos dormir em Casablanca denovo e ir pra Marrakesh de manhã cedo.

Ficamos no mesmo hotel de antes…

25/04/2010
Pegamos um ônibus de manhã pra Marrakesh… Mais ou menos 3h de viagem…

Chegando em Marrakesh já vimos um mundo bem diferente do de antes!
O ônibus nos deixou perto da Gare de Trem, que era um shopping também. Fomos lá pra almoçar, pois já era meio dia.
Almoçamos no Mc Donald’s (sempre solução, pois é complicado arriscar as comidas daquele país), e tinha uma festinha infantil lá. Foram chegando umas mães muito modernas, de roupinha “perigosa” e jeitinho medonho… Ao mesmo tempo que tinham mães de burca fechada, sem falar muito. Contraste bem engraçado…

Fomos caminhando em direção a Medina, onde procuraríamos um local pra ficar. Caminhamos bastante, estava muito calor!
Chegamos na Medina e vimos um tumulto… Muita música, uma multidão, em um espaço bem grande. Passamos ao lado dessa multidão e entramos numa rua, pois precisávamos largar as mochilas.
Entramos em vários hotéis e decidimos por um de preço bom…
Como estava quente e tínhamos caminhado bastante, fomos tomar um banho e descansar um pouco. Depois disso, já estava anoitecendo. Enquanto o pessoal dormia, eu vi o por-do-sol da varanda do hotel, muito bonito. Dava pra ver o topo da Mesquita e o sol se pôs exatamente atrás dela. Uma imagem bem bonita...

Depois que todos acordaram, fomos passear naquele “furdunço” que vimos antes. Isso já tinha anoitecido, mas estava uma noite gostosa. Quente, mas agradável. Juro que ao sair do hotel me senti indo para o centrinho de Capão da Canoa, depois do banho, caminhando, de chinelinho, toda queimada, cansada do dia de sol... Comentei com a Kuka (que tem a mesma cultura de praias que eu, diferente dos cariocas) e ela disse que estava exatamente com a mesma sensação. Engraçado...
Chegamos na multidão! Meu Deus... Um povo!! Turistas, locais... Tudo! Tinha um grupo dançando em um palco, outros dançando pela rua, uma mistura de música, de barulhos, de gritos, de chamados. De deixar tonto!!
Muitas mulheres chamando pra fazer tatuagem de henna (por sinal, agarraram o braço da Kuka em Rabat e fizeram uma a força e ainda queriam cobrar 10 euros! Depois de muito choro da mulher, demos 2 euros e já está!).
Agora, claro que as histórias acontecem com a Anna... Comecei a sentir passarem a mão na minha bunda. Tinha uma multidão, e claro que se encostava, mas eu senti apertarem. Duas vezes, três vezes. Comentei com o pessoal e eles riram, não acreditaram em mim. A Kuka ainda brincou: “também com toda essa bunda”. Mas ela estava de short e não sentiu nada também... Senti de novo e de repente a Kuka gritou que também sentiu!! Aí acreditaram... Fomos saindo do meio das pessoas, seguiram passando a mão e tinha umas que víamos descaradamente, espicharem o braço e tudo mais. Os guris começaram a andar atrás da gente, mas nem assim, inclusive o Ronaldo viu um passando. Coisa de louco! Saímos da multidão, claro... Aí parou...
Na volta tinha umas barraquinhas de suco de laranja. A laranja é muito barata lá mesmo, pois depois de comermos de sobremesa em todos os lugares, o suco custava 3 dihrams (mais ou menos 30 cêntimos). Fomos tomar um copo, era bem gostoso. Gripe depois do Marrocos nunca mais né!

Resolvemos entrar na Medina mesmo, naquelas ruazinhas estreitas, com todas as lojinhas e tal.
Era uma Medina totalmente diferente das dos outros lugares! Limpinha, mais organizada, coisas mais bonitas. Não era exatamente a Medina que a Jade ia, em O Clone. Essa eu não achei lá! Mas era a mais próxima, com lenços, brincos, colares, pulseiras, coisas pra casa... Não preciso nem dizer que fiquei louca, né? Minha vontade era de comprar todas aquelas coisas, lenços lindos, pulseiras... Não eram caros, mas estava no fim da viagem e o dinheiro já estava curto! Então tive que me controlar...
Comprei um colar com o amuleto marroquino: a Mão de Alá. É uma mãozinha, bem bonita. Eu adoro amuletos, não resisti a ter mais um...
Mas a melhor de todas! Em uma lojinha eu estava vendo as pulseiras, e vi uma lindíssima, daquelas do estilo “pulseirinha da Jade” que prende no dedo também. O dono da loja ficou cheio da graça, mas falando tudo com um dos guris. Ficou perguntando porque eles não me namoravam, coisas assim. Depois meu amigo disse que ele falou que eu era “gorda, muy guapa”. Posso? Hahahahahaha! Eles tentam elogiar (porque adoram as gordinhas) mas acabaram com minha auto estima em 3 palavrinhas... Hahahaha! Dureza!!!!

Olhamos várias coisas e resolvemos procurar algo para comer e voltar para o hotel. Achamos uma pizza ótima de preço, pedimos para levar e fomos comer no hotel.

Dia bem cansativo, andar de mochilas sempre mata a gente! Mas é inevitável em viagens assim...

26/04/2010
Último dia de passeio, estávamos bem cansados e Marrakesh não parecia ter muita coisa para olhar.
Acordamos tarde, saímos, já procuramos almoço e fomos para a caminhada.
Estava muito quente, muito mesmo. O sol estava absurdamente forte e claro que minha pressão baixou e eu fiquei muito mal. Não conseguia caminhar muito, tinha medo de desmaiar... Íamos andando e parando em locais fresquinhos (que não eram tanto, mas ajudava) e demoramos um pouco mais. Nisso não vimos muita coisa, apenas uma feira de artesanato (que não tinha nada de diferente do que tinha na Medina), uma Mesquita (não muito bonita) e um parque. Resolvemos entrar nesse parque para ficar um tempo até o sol baixar um pouco. Estávamos sentados e vimos dentro do parque um cyber e aproveitamos pra fazer comunicação com o mundo real, e também estava mais fresquinho dentro do cyber. Ficamos lá um tempo, quando saímos era mais ou menos 16h, o sol ainda estava forte, mas fomos adiante assim mesmo.

Voltamos praquele mesmo espaço na Medina onde tinha o agito da noite anterior e o agito continuava lá... É assim sempre, a qualquer hora do dia. Como era de tarde tinham coisas diferentes, como o encantador de cobras e macacos adestrados. Fiquei decepcionada com o encantador de cobras, pois eu esperava ver um velhinho tocando flauta e uma cobra subindo e saindo de um cestinho. Na verdade tinham uns 5 velhinhos tocando várias flautas diferentes e várias cobras diferentes largadas num tapete. A única que ficava erguida era a naja, e dava medo!! Não passamos muito perto e não tiramos fotos, pois eles ficam cuidando que tira foto e saem perseguindo pela Medina pedindo dinheiro.
Tinha também vários homens com macacos, eles colocavam os macacos em cima das pessoas pra tirar fotos e cobravam bastante por isso... Outros vinham com cobras pra enrolar no pescoço e tirar foto também, tudo no mesmo esquema.
Tomamos mais um suco, comemos um sorvete, coisas de quem não tem mais o que fazer. Resolvemos voltar pro hotel pra decidir o que faríamos na noite.

Nosso vôo era de manhã bem cedo e decidimos dormir no aeroporto pra não gastar com hospedagem pra nada.
O táxi para nós quatro até o aeroporto custava 200 dirhams (+- 20 euros). Estávamos olhando o mapa e tivemos a (imbecil) idéia de ir a pé até o aeroporto (já que não tinha nada para fazer) e gastar esse dinheiro comendo uma boa comida. Todos concordaram e começamos com a loucurada. Fomos atrás da boa comida e acabamos comendo uma pizza bem gostosa e incrementada.
Depois... Começou a caminhada! Acho que foi 1h30min ou 2h de caminhada... Bastante, mas era apenas uma reta e fomos cantando músicas de todos os tipos para passar o tempo. Quando vimos já estávamos lá... Cansou as pernas, mas passou bem rápido!!!

27/04/2010
Virou o dia...

Ficamos jogando canastra até a 1h. Antes de irmos para o aeroporto nos informamos e disseram que o aeroporto não fechava. Um engano... 1h da manhã os guardas pediram pra todo mundo sair do aeroporto, pois ele fecharia até às 4h. Tinha um monte de gente lá, ficou todo mundo indignado. Fomos para a rua esperar abrir... Ficamos sentados na frente do aeroporto, jogamos um pouco de canastra, deu briga (como toda boa canastra) e fomos dormir. Tinha tanto mosquito e estava tão frio que vocês não imaginam!! Mas logo chegou 4h e entramos para dormir no quentinho...
Logo já tivemos que acordar, fazer check-in, aquela coisa toda e embarcamos!
Aleluia!!

Chegamos em Madrid mais ou menos meio dia. Nosso vôo para o Porto era às 18h. Ficamos jogando canastra e sueca (jogo de carioca) até a hora de embarcar.
Finalmente voltei para minha casinha!!!
Cansei da viagem, cansei mesmo!


Agora impressões finais sobre o Marrocos...
É uma país muito pobre, mas de cultura muito forte. As pessoas, por mais pobres que sejam, falam todas as principais línguas.
O francês é a segunda língua deles, todos falam e todas as placas além de árabe é em francês também. Mas qualquer pessoa fala espanhol, inglês, portunhol, entre outras. Nós, que éramos os ricos entre eles, nos sentíamos muito ignorantes.

Outra é a lenda dos camelos!
Aquela onde eles trocam mulheres por camelos... Hehehe!
Todos conhecem a lenda e fazem bastante piada disso. Um senhor que conhecemos não me lembro em qual cidade contou que isso é mentira, que uma vez uma rainha chegou lá e começou a levar muitos animais, trocando pelas pessoas (ou vice-versa, não lembro bem), e por isso pegou essa lenda de trocar mulheres por camelos. Mas em qualquer lugar, os homens ofereciam camelos por nós, meninas, às vezes sendo bem generosos e às vezes mesquinhos. Hahaha! E os guris que foram conosco, claro que adoravam essa parte e adoravam tentar nos negociar!

Foi muito legal conhecer essa cultura totalmente diferente de tudo que já vi, foi demais. Cansei, me estressei, mas valeu a pena. Faria tudo de novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário